1- Abertura de capital:
Processo de democratização ao Capital Social de uma empresa, cujas ações pertencem a um determinado número de acionistas. Considera-se de capital aberto a companhia sociedade anônima que tem os valores mobiliários de sua emissão (ações, debêntures, etc.) admitidos à negociação em bolsa ou no mercado de balcão.
2- Ação:
Título representativo de uma fração do capital social de uma companhia. As ações, conforme a natureza dos direitos ou vantagens que confiram a seus titulares, são ordinárias, preferenciais ou de fruição. Todas as ações devem ser emitidas e circular sob a forma nominativa.
3- Ação cheia (com):
Ação cujos direitos (dividendos, bonificação, subscrição) ainda não foram exercidos.
4- Ação com valor nominal:
É aquela cujo valor é declarado no estatuto social da companhia e que figura nos certificados representativos das ações, devendo esse valor ser igual para todas as ações da companhia.
5- Ação escritural:
Ação nominativa de uma empresa, mantida em conta depósito em nome de seu titular, na instituição depositária que for designada pelo Estatuto da companhia sem emissão de certificados
6- Ação golden share
Ação "dourada" é uma classe especial, que detém o direito do controle.
7- Ação listada em bolsa:
Ação negociada no pregão de uma bolsa de valores.
8- Ação nominativa:
Ação que identifica o nome de seu proprietário, que é registrado no Livro de Registro de Ações Nominativas da empresa.
9- Ação ordinária (ON):
São as menos negociadas. Dão direito a voto na Assembléia Geral (AGE ou AGO), o que permite participar da eleição da diretoria (conselho) da empresa que emitiu. No entanto, quando ocorre uma distribuição de dividendos, os proprietários de ações ordinárias só os receberão depois que os titulares das ações preferenciais tenham recebido o seu percentual fixo.
10- Ação preferencial (PN):
São as mais negociadas. O proprietário destes papéis tem o direito a um percentual fixo dos lucros e os recebe antes que os acionários titulares de ações ordinárias. No entanto, não têm direito a voto na eleição da diretoria. Algumas empresas diferenciam as séries de papéis lançados no mercado por letras, como por exemplo PNA, PNB, PNC.
11- Ação sem valor nominal:
Nela não há menção do valor expresso em dinheiro, como ocorre com as ações de valor nominal. O preço dessa ação será fixado, na constituição da sociedade pelos fundadores, e no aumento de capital, pela Assembléia Geral ou pelo Conselho de Administração da companhia.
12- Ação vazia (Ex):
Ação cujos direitos (dividendo, bonificação, subscrição) já foram exercidos.
Fonte: Uol economia
Nenhum comentário:
Postar um comentário