sábado, 10 de julho de 2010

Dicionário financeiro 2

1- Ágio:
Diferença positiva entre o valor pago e o valor nominal de um título.
2- Ágio na subscrição de ações:
No momento da subscrição de ações, representa a diferença a maior que é paga pelos acionistas por determinado título, em relação ao seu valor de mercado.
3- Alavancagem:
a) Utilização de recursos de terceiros para aumentar as possibilidades de lucro de uma empresa, aumentando, conseqüentemente, o grau de risco da operação; b) Possibilidade de controle de um lote de ações, com o emprego de uma fração de seu valor (nos mercados de opções, termo e futuro), enquanto o aplicador se beneficia da valorização desses papéis, que pode implicar significativa elevação de sua taxa de retorno. Por exemplo, tendo uma carteira de R$10.000,00 (dez mil reais), pode-se fazer operações que totalizem R$20.000,00 (vinte mil reais), ou até mais, através do mercado futuro.
4- Alavanagem Operacional:
É a possibilidade que tem a instituição financeira de efetuar o giro de recursos de acordo com o seu patrimônio liquido.
5- Alienação fiduciária:
Transferência ao credor do domínio e posse de um bem, em garantia de pagamento por uma obrigação que lhe é devida por alguém. O bem é devolvido a seu antigo proprietário depois que a dívida for resgatada.
6- Ativo (Asset):
Conjunto de bens, valores, créditos e semelhantes, que formam o patrimônio de uma firma, opondo-se ao passivo (dívidas, obrigações, etc.).
7- Balança comercial:
Relação entre as exportações e as importações de um país. Quando o valor das exportações excede o das importações, o país apresenta um superávit e torna-se credor do estrangeiro quando, ao contrário, as importações superam as exportações, o país está em dívida com o estrangeiro e apresenta um déficit em sua balança comercial.
8- Balanço:
Demonstrativo contábil dos valores do ativo, do passivo e do patrimônio líquido de uma entidade jurídica, relativo a um exercício social completo.
9- Banda cambial:
É a banda ou limite determinado pelo Governo para a flutuação do real frente ao dólar. Foi criada quando da implantação do Plano Real, objetivando o controle da entrada de recursos externos.
10- Bônus:
Bonificação em ações concedida aos acionistas de uma empresa quando esta aumenta seu capital. No Brasil, os bônus são também os títulos da dívida pública emitidos em séries ao portador e com vencimento em data pré-determinada. Eles servem para pagamento de débitos fiscais e são uma forma de o governo antecipar a receita.
11- Bonificação:
Sistema de distribuição de novas ações aos sócios da empresa, por ocasião de um aumento do capital social realizado pela incorporação de reservas ou outros recursos próprios. Essa distribuição é realizada de forma proporcional a quantidade de ações possuídas pelos acionistas, de maneira que cada acionista permaneça com o percentual de participação igual ao anterior à bonificação.
12- Buck:
Gíria americana para significar dólar. Grana.

Fonte: Uol economia

Nenhum comentário:

Postar um comentário